Oito comunidades rurais inscreveram 361 atletas em uma das mais tradicionais festas do município de Jari, os Jogos Rurais. Espírito esportivo e amizade ditaram as regras das provas que ocorrem neste sábado durante todo o dia, na sede da comunidade rural de Rincão de Umbu. Na tabela de jogos, o que pareceria desafiador para um morador da cidade, é parte da rotina dos interioranos. Entre as mais de 30 modalidades, estão encilha do cavalo, corrida do ovo, desafio para adivinhar o peso de animais, corte de machado, corte de serrote, arremesso de milho e ensacamento de grãos.
A 15ª edição do evento é promovida pela Emater, em parceria com a prefeitura do município. A gerente regional da Emater, a extensionista rural, Regina Helena Santarém Hernandes, lembra que as comunidades se preparam o ano inteiro para a competição. A cada ano, uma delas é responsável pela organização.
- É daqui que emergem lideranças importantes para o meio rural. Não se trata somente de lazer, relata.
Safra de soja tem perdas isoladas na Região Central
Dilmar Reshe da Encarnação, 44 anos, jogava uma das primeiras partida de bocha e já programava a próxima competição: o tiro de bodoque. Na cancha, cuja maior habilidade consiste em rolar as bolas o mais próximo possível da marca do balinho, Dilmar se movimentava com a única perna sem muletas. Há 33 anos sem o membro inferior, resultado de um tiro de espingarda disparado por acidente, o aposentado afirma que pode fazer de tudo, até mesmo laçar.
No botoque, o morador da comunidade anfitriã confessa que a habilidade às vezes falha:
- Uma vez a pedra voltou e quase me quebrou uma costela, conta aos risos.
Em Quevedos, um dia tem policial, no outro, não
Nara Erd, 37 anos, da Chácara Dos Pintos, acertou duas jogadas consecutivas o jogo de tava, conhecido também como jogo de osso, e levou o primeiro lugar feminino.
_Não treinei, acho que foi na sorte, disse, demonstrando que para competir não precisa muita técnica.
Além dos pecuaristas e agricultores de Rincão do Umbi, equipes de Veado Branco, Rincão dos Gomes, Bela Vista da Serra, Chácara dos Pintos, Rincão da Glória, Núcleo São Joaquim, Rincão do Santo Antônio e de Rincão do Umbu participaram.
Na cozinha, seis mulheres trabalhavam desde as 7h para alimentar o público. Serviam salada de maionese, pastel e cachorro-quente. Já a churrasqueira veio abaixo logo que os assadores puseram fogo para dar início ao churrasco. Rapidamente uma máquina da prefeitura foi acionada e em questão de minutos os organizadores ergueram uma churrasqueira de estacas para o preparo dos mais de 400 kg de carne. A programação vai até o final da tarde deste sábado.